(Foto: Jornal Folha da Cidade)
O ataque hacker que desestabiliza as plataformas digitais do Ministério da Saúde desde a madrugada da sexta-feira, 10, fez com que o governo federal adiasse por uma semana a portaria que implementaria quarentena obrigatória de cinco dias para não vacinados que chegassem ao Brasil a partir deste sábado, 11.
Na noite desta sexta-feira, porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um novo documento com regras vigentes para a entrada de viajantes no país. Segundo a publicação, antes do embarque aéreo para o Brasil, tanto os brasileiros quanto os estrangeiros precisam apresentar à companhia um comprovante de teste negativo para a Covid-19, que pode ser um teste antígeno feito até 24 horas antes do embarque ou um PCR feito até 72 horas antes do momento do embarque.
Também é necessário que preencha de forma eletrônica ou física uma Declaração de Saúde do Viajante, que deve ser submetida às autoridades em até 24 horas antes do embarque para o Brasil.
Para quem chega ao país por via terrestre, será necessário apresentar um comprovante de vacinação ou um teste para a Covid-19 feito nos mesmos prazos que os exigidos em aeroportos. A imunização completa do passageiro precisa ter ocorrido há pelo menos 14 dias e serão aceitas no país todas as vacinas aprovadas pela Anvisa, pela Organização Mundial da Saúde ou pelas autoridades do país na qual o viajante foi imunizado.
A Anvisa também informou que a entrada de passageiros no país por via marítima continua não autorizada, sendo limitada somente a tripulantes de navios de carga, que precisam seguir uma série de regras para o desembarque.