Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Brasil
Publicada em 20/12/21 às 19:43h - 3027 visualizações
Podemos e União Brasil avançam por acordo para escolha de vice na chapa de Sergio Moro

Jornal Folha da Cidade

 (Foto: Jornal Folha da Cidade)
Nos últimos dias, Podemos e o União Brasil, fruto da fusão do DEM com o PSL, avançaram na costura de um acordo para que o novo partido indique o vice na chapa do ex-juiz Sergio Moro, candidato à Presidência da República em 2022. À Jovem Pan, o vice-presidente nacional do PSL, Júnior Bozzella (SP), afirmou que o acerto “está bem resolvido”. 

O entendimento surgiu em uma reunião entre as cúpulas das duas siglas que ocorreu no início de dezembro. Integrantes das duas legendas buscam, agora, um consenso em torno do nome a ser escolhido – um dos mais cotados é o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), que presidirá o União Brasil.

Dentro do Podemos, a ideia é bem vista em razão da capilaridade do União Brasil. Nos cálculos de políticos que acompanham as negociações de perto, a aliança oferecia a Moro palanques em aproximadamente 12 Estados. Parlamentares do PSL também afirmam que a eventual escolha de Bivar ajudaria a diminuir a resistência ao ex-juiz da Operação Lava Jato dentro do Congresso. 

O deputado pernambucano é o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. “Do ponto de vista estratégico, é inteligente convencer o Bivar a ser o vice. Estamos vivendo uma equação política diferente, não é o mesmo ambiente de eleições anteriores. Os palanques estão sendo montados regionalmente antes do alinhamento com as candidaturas à Presidência. 

Há um sentimento de liberar os palanques nos Estados. No cenário em que o Bivar, presidente nacional do maior partido do país, saia como candidato a vice, é muito óbvio que os palanques apoiem o seu presidente enquanto candidato. É muito difícil que não haja essa fidelidade”, avalia Bozzella.

A ideia de emplacar Bivar como vice de Moro não é bem vista por todos os quadros do Podemos. Em entrevista à Jovem Pan, o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) manifestou sua preferência pelo nome do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, tido como presidenciável por alas do União Brasil. “Ter o União Brasil contigo na disputa pela Presidência traz um ganho que você não pode questionar. É um partido que agrega em horário de TV, em palanques. Daí a colocar um vice-presidente que obrigatoriamente seja do partido, não concordo. Respeitarei a decisão, mas não concordo com o nome do Bivar. Dentro do DEM, há um nome melhor, que é o do ministro Mandetta. Bivar é um político de carreira, não é a cara de uma chapa de Sergio Moro”, pondera o senador.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete


Nenhum registro encontrado


Publicidade Lateral


Garota da Edição
Ingrid Muracami
Cidade: Curitiba
(41)9 8481 9471

Pedido Musica

  • Luana
    Cidade: Piraquara
    Música: Ninguém explica Deus
  • Leandro da Silva
    Cidade: Pinhais
    Música: Alisson e Neide Sinceridade para toda minha familia
  • Marcela Fritz
    Cidade: Pinhais
    Música: Quero a musica Jó
  • Cristiano
    Cidade: Pinhais
    Música: Escudo
  • Patricia Puerta
    Cidade: Curitiba
    Música: Davi Sacer Lugar Santo dos SAntos...
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
Bate Papo

Digite seu NOME:


Fan Page







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Jornal Folha da Cidade - Todos os direitos reservados