Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Brasil
Publicada em 27/07/23 às 12:28h - 5159 visualizações
CURITIBA TEM O MENOR BONSAI DE ARAUCÁRIA DO MUNDO

Jornal Folha da Cidade

 (Foto: Jornal Folha da Cidade)
"O bonsaísta Renato Hoenig fez o que parecia impossível e há mais de 20 anos mantém a árvore de 95 cm entre os destaques do seu jardim em miniatura.

Para chegar a este resultado, Renato diz que foram anos de dedicação, trabalho e experimentação até que ele encontrasse o ‘jeito certo’ de fazer a poda para que a árvore, que tem quase 24 anos, tomasse forma. “A gente tem que aprender com a árvore, pois ela é quem vai dizer como se comporta. Ela ainda está em desenvolvimento e a cada ano fica mais bonita”, acrescenta.

Seu Renato não tem ascendência oriental nem trabalhava com jardinagem ou paisagismo quando começou a se aventurar no mundo dos bonsais. A paixão pelas árvores em miniatura surgiu quase que por acaso quando assistiu pela TV à uma reportagem sobre a vinda do imperador do Japão, Akihito, a Curitiba, ocasião na qual o nobre visitou uma chácara japonesa na qual haviam alguns exemplares de bonsais.

“Foi ali que eu vi o bonsai pela primeira vez e pensei: ‘tenho que começar esta arte’. Aprendi sozinho, fui autodidata”, lembra. Depois disso, a participação em concursos e associações de bonsaístas contribuíram para que ele refinasse sua técnica e passasse não apenas a cultivar as árvores, mas também a fabricar em cimento as pedras que dão base ou formam as paisagens de alguns exemplares.

No caso da araucária, a árvore está plantada no vaso diretamente sobre a terra, como se estivesse na natureza. Com 95 cm de altura, ela não produz pinhas, devido às podas frequentes, mas tem galhos e copa iguais aos de suas irmãs (que medem cerca de 25 m de altura quando adultas), o que faz com que frequentemente receba propostas de interessados em levá-la para casa. “Já me ofereceram R$ 10 mil, R$ 25 mil pelo bonsai de araucária. Mas eu não vendo”, garante seu Renato.

Portas abertas !
Quem quiser conhecer a planta de perto, no entanto, tem as portas abertas. O bonsai fica em exposição na loja Bonsai Curitiba, que a irmã e a sobrinha de seu Renato mantém no Capão Raso. Além dela, outras miniaturas da coleção particular do bonsaísta, com tamanhos e formatos variados, estão expostas, como uma de somente 7 cm de altura."

Fonte: Facebook Victor da Matta



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete


Nenhum registro encontrado


Publicidade Lateral


Garota da Edição
Ingrid Muracami
Cidade: Curitiba
(41)9 8481 9471

Pedido Musica

  • Luana
    Cidade: Piraquara
    Música: Ninguém explica Deus
  • Leandro da Silva
    Cidade: Pinhais
    Música: Alisson e Neide Sinceridade para toda minha familia
  • Marcela Fritz
    Cidade: Pinhais
    Música: Quero a musica Jó
  • Cristiano
    Cidade: Pinhais
    Música: Escudo
  • Patricia Puerta
    Cidade: Curitiba
    Música: Davi Sacer Lugar Santo dos SAntos...
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
Bate Papo

Digite seu NOME:


Fan Page







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Jornal Folha da Cidade - Todos os direitos reservados