(Foto: Jornal Folha da Cidade)
O Irã lançou dezenas de drones contra Israel, neste sábado (13/4), em resposta a um ataque que matou iranianos em uma embaixada na Síria — a ofensiva é atribuída a Tel Aviv. Uma imagem compartilhada pelas Forças Armadas israelenses mostra os locais onde as sirenes foram acionadas.
É possível ver alvos concentrados principalmente na parte sul de Israel. Os drones começaram a chegar por volta das 2 horas no horário local. O Irã fica a mais de 1.000 km de Israel.
O ataque foi, em sua maior parte, neutralizado pelo sistema de defesa aérea israelense junto ao equipamento militar de países aliados. Os drones foram atingidos pelo domo de ferro, um radar que envia mísseis para explodir os artifícios inimigos ainda no ar.
Caças de países aliados a Israel também atuaram na neutralização dos drones, como Estados Unidos, Inglaterra e Jordânia.
Israel e Irã conviviam sem grandes atritos até a Revolução Islâmica de 1979. Depois desse ano, começam a disputar uma guerra às escondidas, com batalhas indiretas travadas nos territórios de outros países. Neste sábado (13), militares iranianos tomaram um navio ligado a um grupo israelense no estreito de Hormuz. Horas depois, Israel anunciou que Teerã lançou drones em direção a seu território, e a imprensa local também reportou o lançamento de mísseis.
Fonte:metropoles.com