(Foto: Jornal Folha da Cidade)
Uma ação em conjunto entre a Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público Federal resultou na prisão de seis pessoas em Curitiba. A ação foi desencadeada na terça-feira (6). Conforme a RFB, a organização criminosa era composta por profissionais de contabilidade e advocacia, escritórios de consultoria e também servidores da unidade. Também foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, inclusive na sede da Receita em Curitiba.
As investigações apontaram que dezenas de empresas, inclusive com sede em outros estados, buscavam a contratação dos serviços da organização para fraudarem os dados inseridos na DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários) seja por retificação ou inserção de dados falsos. Em algumas contas, os débitos empresariais chegavam a ser zerados e a Certidão Negativa de Débitos era emitida.
O caso é, conforme a Receita, de estelionato contra a União. A estimativa inicial é que nos últimos cinco anos de fraude o prejuízo causado aos cofres públicos tenha sido de R$ 45 milhões.
Mendacius
A operação foi denominada Mendacius, que significa espírito que representa a fraude, na mitologia romana.
Colaboração da Assessoria de Imprensa da Receita Federal do Brasil