(Foto: Jornal Folha da Cidade)
O caso de maus-tratos e posterior morte de um cachorrinho no supermercado Carrefour em Osasco, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, gerou revolta e um apelo ao fim dos maus-tratos de animais nas redes sociais. O caso ganhou a internet depois de uma denúncia sobre um funcionário da loja ter supostamente espancado o cachorro.
O animal chegou a ser atendido por uma equipe do Departamento de Fauna e Bem Estar Animal da cidade, mas morreu. Por conta da crueldade no trato com o cãozinho, muita gente se posicionou, entre artistas e anônimos, pedindo justiça no caso e ressaltando a necessidade de se defender a causa animal.
A ativista Luisa Mell acompanha em detalhes a apuração do caso e tem compartilhado atualizações em seu Instagram. Entenda.
Maus-tratos a cachorro no Carrefour: o que se sabe
Segundo denúncias de ativistas, o cachorrinho abandonado permanecia nos arredores do Carrefour de Osasco há alguns dias. Em vídeo mostrado por Luisa Mell, ele até é alimentado por uma das funcionárias do local, que o adotaria.
Há versões nas redes sociais de que o funcionário teria espancado o cachorro a pedido de seu superior. Não há informações apuradas sobre essa suposta ordem.
Em nota divulgada no Facebook, a Prefeitura de Osasco comentou sobre o atendimento ao cachorro, que foi avaliado por Luisa Mell como "inadequado". A Administração confirma que recebeu informações de que o cãozinho havia passado por maus-tratos.
Agora o caso está sob responsabilidade da Polícia Civil:
Em resposta à nota divulgada pelo Hipermercado Carrefour, esclarecemos que o Departamento de Fauna e Bem Estar Animal esteve no local em atendimento a solicitação da Central 156 (Protocolo 2726381), cadastrada às 9h24 do dia 28/11/2018, para prestar atendimento a um cachorro ferido e sangrando. O comparecimento da equipe no local da ocorrência foi por volta das 10h.
A equipe esteve no local e constatou a existência de um animal de espécie canina com sangramento intenso. O manejo foi realizado por um oficial de controle animal qualificado e o animal foi encaminhado ao departamento para atendimento emergencial.
O animal deu entrada consciente no departamento em decúbito lateral (deitado de lado), mucosas anêmicas, hipotensão severa (pressão baixa), hipotermia intensa, hematêmese (vômito com sangue) e escoriações múltiplas.
Apesar do tratamento instituído o animal veio a óbito.
No dia 1/12/2018, o Departamento de Fauna e Bem Estar Animal passou a receber informações que se tratava de um caso de maus tratos e foi iniciado a apuração do caso com solicitação de inquérito policial.
O inquérito policial está sob responsabilidade da Delegacia Especializada de Osasco. Somente o inquérito poderá indicar as causas da morte e a quem cabe a responsabilidade.
Posicionamento do Carrefour
Em nota enviada no final da tarde ao VIX, o Carrefour explicou que "reconhece que um grave problema ocorreu em sua loja de Osasco".
"A empresa não vai se eximir de sua responsabilidade. Estamos tristes com a morte desse animal. Somos os maiores interessados para que todos os fatos sejam esclarecidos. Por isso, aguardamos que as autoridades concluam rapidamente as investigações. Desde o início da apuração, o funcionário de empresa terceirizada foi afastado. Qualquer que seja a conclusão do inquérito, estamos inteiramente comprometidos na reparação desse dano".
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