(Foto: Jornal Folha da Cidade)
Causas de ciatalgia
Outras causas da ciática incluem:
- Estenose lombar – um estreitamento da medula espinhal (uma canaleta dentro das vértebras que contém os nervos) na parte inferior das costas, que pode comprimir o nervo ciático.
- Espondilolistese – uma condição na qual um disco pode deslizar e seguir através da vértebra para baixo, comprimindo o nervo ciático.
- Tumores dentro da coluna vertebral podem comprimir a raiz do ciático nervo
- Infecção dentro da coluna vertebral.
- Lesão na coluna vertebral.
- Síndrome da cauda equina – uma condição rara, mas grave que afeta os nervos da parte inferior da medula espinal. Requer atenção médica imediata. cauda equina é uma síndrome que pode danificar permanentemente o sistema nervoso e até mesmo levar à paralisia.
Os sintomas e tratamento da dor ciática
É claro que o principal sintoma é a dor, são pinçadas ou espasmos de dor na parte do quadril ou ao longo do nervo ciático. A dor geralmente é uma pontada ou queimação, algumas vezes ela começa leve e vai aumentando gradualmente. Em alguns casos piora durante a noite ou quando se faz alguns movimentos (como uma abertura excessiva da perna ou flexão da perna). A dor ciática pode também causar outros sintomas como fraqueza nos músculos, sensibilidade e formigamento na perna ou pé.
Mas não podemos falar exatamente todos os sintomas causados pela dor ciática, pois eles podem variar muito dependendo da lesão e do que causou o problema. Como já vimos, são muitas as causas e os sintomas podem aparecer de formas diferentes. Além dos sintomas que já citamos existem outros a em alguns casos a dor é tão forte que o paciente não consegue mexer a perna ou quadril, sendo esse também um importante sintoma para o diagnóstico diferencial.
Geralmente a dor acontece em apenas um lado da perna, são poucos os casos que o paciente apresenta a dor nos dois lados. Essa dor e dormência também pode variar o local. A dor pode acometer e se concentrar no quadril ou em outra parte do membro inferior, até porque como já falamos a área de inervação do nervo ciático e seus ramos pode se estender até o dedão do pé.
Em alguns casos a dor também aparece na parte posterior da panturrilha e até na planta do pé, quando isso acontece o problema pode ser confundido com outros, por isso é muito importante procurar um médico e fazer o exame corretamente para descobrir a real causa da dor. Nunca faça um tratamento caseiro sem saber o problema, você pode tratar algo que não precisa e não tem relação nenhuma com a dor que você está sentindo.
A Acupuntura é uma ótima opção para dores da coluna e da perna devido a compressão do nervo ciático, podendo ajudar no relaxamento da musculatura. A acupuntura associada a terapia Shiatsu e a Quiropraxia tem também ótimos resultados, com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, que poderão complementar o tratamento .
Esses são os métodos de tratamento mais indicados e os que mais dão certo.
A cirurgia quase nunca é feita para tratar esse problema, ela deve ser a última opção para o tratamento. Você só deve cogitar a cirurgia se o tratamento com medicamentos, terapias e outros não derem efeito.
Clínica indicada: Murakami Center - Rua Wanda dos Santos Mallmann 40 ao lado do Sicredi de Pinhais.