Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Brasil
Publicada em 23/02/19 às 08:55h - 729 visualizações
Venezuela anuncia fechamento da fronteira com a Colômbia no estado de Táchira

Jornal Folha da Cidade

 (Foto: Jornal Folha da Cidade)

A Venezuela anunciou na noite desta sexta-feira (22) o fechamento da fronteira com a Colômbia pelo estado Táchira (oeste). 

"O Governo Bolivariano informa à população que, devido às sérias e ilegais ameaças do Governo da Colômbia contra a paz e a soberania da Venezuela, tomou a decisão de um fechamento total temporário de todas as pontes que unem ambos países por Táchira ", escreveu a vice-presidente Delcy Rodríguez no Twitter. 

Rodríguez disse que as pontes fechadas são a Simón Bolívar - a mais importante travessia de pedestres - na cidade de San Antonio, a ponte La Unión, em Boca de Grita, e Santander, em Ureña. 

Uma quarta ponte, que liga Táchira à Colômbia, Tienditas, também localizada em Ureña - na fronteira com a cidade colombiana de Cúcuta - está bloqueada com grandes contêineres de caminhões e outros obstáculos desde o início do mês.

O governo "dá garantias completas ao povo venezuelano e colombiano para ter passagens de fronteira seguras, e uma vez controlados os grosseiros atos de violência contra nosso povo e nosso território, a normalidade da fronteira será restaurada", acrescentou.

Tensão na fronteira

Um confronto entre indígenas e militares venezuelanos que deixou uma pessoa morta e outros feridos, um clima de tensão e o uso de rotas clandestinas marcaram a sexta-feira (22), o primeiro dia do bloqueio da fronteira da Venezuela com o Brasil, após ordem de Nicolás Maduro. 

Apesar da determinação, que barra o tráfego de veículos e pessoas, venezuelanos continuaram a transitar entre os dois países. Muitos se arriscaram por caminhos na mata. "Estamos morrendo de fome", disse um deles ao G1, que carregava o filho de dois anos.

Já na fronteira da Venezuela com a Colômbia, foi promovido um show humanitário chamado "Venezuela Aid Live". O evento teve participação de nomes como Maná, Alejandro Sanz e Maluma.

O líder opositor Juan Guaidó, que tenta se impor como presidente interino, cruzou a fronteira para participar do evento. Ele estava proibido de deixar o país. Em meio ao impasse político no país, Guaidó e Maduro disputam o apoio dos militares venezuelanos.

O objetivo de Maduro ao fechar a fronteira é impedir a entrada de suprimentos enviados por países que apoiam Guaidó. Ele afirma que a ajuda humanitária é um pretexto para uma invasão militar à Venezuela e subsequente golpe para tirar o chavismo do poder, e acusa os Estados Unidos de formarem um complô com Brasil e Colômbia.

Além do Brasil, mais de 40 países reconhecem o líder oposicionista como presidente venezuelano. A Rússia e a China, que apoiam Maduro, afirmaram que a entrada de ajuda humanitária na Venezuela pode criar conflitos

G1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete


Nenhum registro encontrado


Publicidade Lateral


Garota da Edição
Ingrid Muracami
Cidade: Curitiba
(41)9 8481 9471

Pedido Musica

  • Luana
    Cidade: Piraquara
    Música: Ninguém explica Deus
  • Leandro da Silva
    Cidade: Pinhais
    Música: Alisson e Neide Sinceridade para toda minha familia
  • Marcela Fritz
    Cidade: Pinhais
    Música: Quero a musica Jó
  • Cristiano
    Cidade: Pinhais
    Música: Escudo
  • Patricia Puerta
    Cidade: Curitiba
    Música: Davi Sacer Lugar Santo dos SAntos...
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
Bate Papo

Digite seu NOME:


Fan Page







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Jornal Folha da Cidade - Todos os direitos reservados