No Egito antigo os anéis de ouro já eram um costume popular e tinham como objetivo permanecer com o seu dono até a vida após a morte, ou seja, o uso da aliança por parte
do casal significava uma união para a eternidade.
Os egípcios ainda viam o anel como um símbolo muito poderoso, por se tratar de um círculo. Dessa forma, o círculo que não possui início e nem fim, representaria a vida eterna e o amor entre o casal.
Ainda na cultura egípcia foi onde se definiu em qual dedo a aliança seria colocada. Eles acreditavam que o dedo anelar era o ideal, pois na época acreditava-se que esse dedo possuía uma veia que era diretamente ligada ao coração.
Grécia
Na Grécia, o costume do uso da aliança nos matrimônios foi introduzido por Alexandre, o Grade. Elas eram usadas também como símbolos de riqueza e confiança, pois algumas eram chaves para quartos e cofres onde as famílias guardavam suas riquezas. Além disso, o ato de trocar alianças significava que a partir de então todas as posses seriam divididas entre o casal.
Império Romano
Após conquistar a Grécia, os romanos adotaram também o costume do uso das alianças. Entre os imperadores e senadores romanos, as alianças eram usadas regularmente como símbolo de poder.
Da mesma forma que os egípcios, os romanos também acreditavam na chamada “veia d’amore” que conectava diretamente o dedo
anelar ao coração e, apesar do contexto romântico, dar uma aliança à sua esposa era um símbolo de posse e submissão.
China
Na China, diferentemente do Egito e do Império Romano, a justificativa para o uso da aliança no dedo anelar é uma crença da região. Para eles, cada dedo da mão representa membros da família.
Os polegares representam os pais, os indicadores os irmãos, o dedo médio a si mesmo, o dedo anelar o companheiro e o dedo mínimo representaria os filhos. Por isso as alianças eram usadas neste dedo.
Independentemente do surgimento, hoje é um costume muito comum em todo o mundo e se tornou um item praticamente obrigatório nos relacionamentos de namoro, noivado e matrimônio.
Existem os casais que preferem alianças mais discretas, outros preferem alianças com pedras e brilhantes, mas todos se preocupam muito com esse anel tão importante e significativo na vida de um casal.
massa news