Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Brasil
Publicada em 18/03/19 às 15:25h - 866 visualizações
Síndrome do Piriforme: Como se livrar dessa dor?

Jornal Folha da Cidade

 (Foto: Jornal Folha da Cidade)

A dor é um dos sinais do organismo que indica que algo não está bem. Quando as dores acometem a região do quadril, algumas causas logo vêm à cabeça das pessoas, como artrite, artrose, bursites e a dor ciática, por exemplo.

No entanto uma outra condição dolorosa e pouco conhecida que atinge essa articulação é a Síndrome do Piriforme.

O piriforme é um músculo da região do quadril, localizado numa área profunda da nádega. É responsável pela estabilização da pelve e por movimentos rotacionais da coxa.

Trata- se de uma condição neuromuscular que afeta o nervo ciático e causa dor intensa no quadril e na região das nádegas. Nas pessoas que apresentam a síndrome do piriforme, o nervo ciático encontra-se numa posição anatômica diferente da usual, passando por dentro das fibras do músculo piriforme ou quando o nervo é comprimido em demasia pela contratura do músculo. Como o nervo ciático está em constante pressão, ocorre a inflamação.

Outras causas para a contratura do músculo piriforme e a consequente lesão no nervo, são o excesso de exercícios na região do glúteo ou carga também em excesso, como sobrepeso.

Esta inflamação é mais comum entre ciclistas, corredores e outros atletas que exercitam muito as pernas.

Atinge 3 vezes mais as mulheres do que os homens e pode ser comum na terceira idade, em que as pessoas ficam sentadas por muito tempo e tem pouca flexibilidade

O especialista ainda reforça que um dos grandes problemas da síndrome é justamente seu difícil diagnóstico e confusão com outras doenças dessa área, o que compromete o tratamento correto.

Como reconhecer?

O principal sintoma, como na dor ciática, é um processo doloroso na região lombar, irradiando para nádegas e parte de trás da coxa, até o joelho, sendo uma característica a preponderância da dor em apenas um dos lados do corpo. Pode-se ainda notar sensação de formigamento e fraqueza, que piora ao ficar sentado ou quando é preciso fazer movimento de rotação, como cruzar as pernas, por exemplo.

Como tratar?


Muitos tem buscado medicamentos e infiltrações que não ajudam a melhorar em sim mascaram o problema. A melhor forma de tratar é com as terapias alternativas, como a Acupuntura , Shiatsu e Quiropraxia  que são procedimentos aliados no combate a dor causada pela síndrome do piriforme, agindo principalmente na correção tanto da contratura do músculo piriforme como também de outras musculaturas da região lombar.


infiltracao_musculo_piriforme-300x300

Alongamentos específicos, massagens e repouso também podem ajudar. A Clínica Murakami Center de Pinhais tem a solução , com especialista formado no Japão e com mais de 15 anos de experiência, a clínica oferece avalição gratuita . Marque uma avaliação pelo whatsapp: 98483-7275. Rua Wanda dos Santos Mallmann 40 perto do SICREDI. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete


Nenhum registro encontrado


Publicidade Lateral


Garota da Edição
Ingrid Muracami
Cidade: Curitiba
(41)9 8481 9471

Pedido Musica

  • Luana
    Cidade: Piraquara
    Música: Ninguém explica Deus
  • Leandro da Silva
    Cidade: Pinhais
    Música: Alisson e Neide Sinceridade para toda minha familia
  • Marcela Fritz
    Cidade: Pinhais
    Música: Quero a musica Jó
  • Cristiano
    Cidade: Pinhais
    Música: Escudo
  • Patricia Puerta
    Cidade: Curitiba
    Música: Davi Sacer Lugar Santo dos SAntos...
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
Bate Papo

Digite seu NOME:


Fan Page







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Jornal Folha da Cidade - Todos os direitos reservados