(Foto: Jornal Folha da Cidade)
Ser Juiz Federal é um sonho comum para estudantes de direito, mas frequentemente esse desejo é visto como impossível ou apenas para predestinados. Se você é um dos que pensa assim, saiba que está completamente enganado.
No post de hoje, vamos mostrar que, com força de vontade, qualquer aluno mediano pode tornar-se juiz em menos de 3 anos.
Um candidato mediano é aquele que tem 50% de chance de aprovação no concurso para magistratura federal em 2 anos e 10 meses, com dedicação integral (40 h/semana). Acredite, esse é um prazo conservador. Em um cenário mais otimista, o mesmo bacharel pode ser aprovado estudando apenas 1 ano e 5 meses!
Isso significa que é fácil ser Juiz? Não!
Veja que estamos considerando que o candidato estuda 8h brutas diariamente (5 dias por semana). Ainda, o desafio real é manter-se firme nos estudos por tanto tempo. Ao ver que os resultados são de longo prazo e não chegarão imediatamente, muitos acabam desistindo no meio do caminho. Além disso, alguns estudantes não criam a sua própria rotina de estudos, o que torna ainda mais complicada essa jornada até a aprovação.
Para facilitar nessa rotina, é muito importante dividir o tempo entre as disciplinas. Um erro comum é tentar dominar completamente uma disciplina antes de começar a estudar outra. O correto é estudar por ciclos, e crescer em todas simultaneamente.
Só para lembrar, os concursos para a carreira de juiz contam com 14 disciplinas base:
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito Previdenciário
- Direito Financeiro
- Direito Tributário
- Direito Ambienta
- Direito Internacional Público e Privado
- Direito Empresarial
- Direito Econômico
- Direito de Proteção ao Consumidor
Mas não é todo mundo que pode disponibilizar 8 horas por dia para estudar para concurso. Tem muita gente que trabalha e exerce outras atividades nesse meio tempo. Mas o que fazer se esse for o seu caso? Sua única alternativa é se organizar!
Estudando da forma correta, é possível ser aprovado em 1 ano e 11 meses com apenas 20h brutas semanais. Mesmo com uma base fraca, o objetivo ainda pode ser alcançado em menos de 3 anos (2 anos e 7 meses).