(Foto: Jornal Folha da Cidade)
Investir em saúde é, além de atender a uma obrigação legal, cuidar da população. Se falarmos em números, o mínimo constitucional exigido para direcionar a esta área é de 15% do orçamento anual do município. Porém, Pinhais sai na frente e, entre os anos de 2013 e 2019, destinou em média mais de 22% de sua receita para este fim.
Este valor representa a destinação de recursos próprios para a Saúde, direcionados a inúmeros serviços deste setor. Neste contexto, podemos citar as reformas das Unidades de Saúde da Família Tebas, Esplanada, Emiliano Perneta e Maria Antonieta, estas realizadas pela Secretaria de Saúde de Pinhais, em parceria com o Governo do Estado; mutirões de saúde; vacinação de cães e gatos; grupos de apoio; campanhas de prevenção e orientação; projetos educativos; contratação de novos médicos em substituição ao Programa Mais Médicos.
A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, destacou o trabalho realizado no município pela constante busca de melhorias na saúde. "As obras de reforma são muito importantes para continuarmos atendendo bem a nossa comunidade e também dando mais condições de trabalho para os nossos servidores".
A vice-prefeita, Rosa Maria, enfatizou a alegria da administração municipal poder aperfeiçoar os espaços públicos para melhor atender a população. “Investimentos em saúde pensando no bem-estar das pessoas que vão até os equipamentos públicos buscar por serviços num momento de fragilidade. Então, quando melhoramos estes espaços proporcionamos qualidade para a comunidade e para quem lá trabalha”, destacou a vice-prefeita.
Citam-se também os recursos destinados à aquisição de medicamentos. A Prefeitura de Pinhais direciona um percentual 500% maior do que exigido pela União. Os números são apresentados com base no Relatório Anual de Saúde (RAG) que traz informações sobre gastos para este fim pelo município.
O programa de medicamentos exige um investimento de R$ 2,80 per capita/ano, entretanto em Pinhais o levantamento do ano de 2019 mostra que o total por habitante é de R$ 14,43; ao considerar a aquisição de medicamentos básicos e insumos farmacêuticos, incluindo os insumos para os usuários insulinodependentes.
A secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, ressalta que muitos são os desafios, mas o comprometimento com a Saúde de Pinhais traz resultados contínuos. “Entendemos que a área da saúde é uma das que mais demanda atenção e investimentos. Portanto, em Pinhais fazemos um grande esforço, contando com parcerias, com o trabalho de nossos capacitados servidores, e um olhar não só técnico, mas também humano em relação a este setor. Temos batalhado incansavelmente para levar serviços de saúde de qualidade para a população deste município”, afirmou a secretária.