(Foto: Jornal Folha da Cidade)
A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, já havia informado que seria a primeira no mundo a contar com um serviço de táxi aéreo completamente automático, ou seja, sem pilotos. Nesta semana, parte dessa promessa começou a se concretizar. A empresa alemã Volocopter testou na última segunda-feira (26) o seu drone para duas pessoas que possui 18 hélices.
O drone funciona de forma automática, mas pode ser pilotado por pessoas em solo. Dentro da aeronave, vão apenas dois passageiros que não podem controlar o equipamento. O voo de segunda-feira foi feito com o príncipe xeique Hamdan bin Mohammed, que passeou no drone por cinco minutos em uma altitude de 200 m acima de um banco de areia.
Apesar de a demonstração ter sido curta, o equipamento tem a capacidade de voar por até 30 minutos atualmente e é guiado exclusivamente por GPS. A Volocopter, empresa do mesmo grupo que controla a Mercedes Benz, já trabalha em implementar uma série de sensores para aumentar a segurança do drone. Com os novos equipamentos, ele poderia evitar obstáculos automaticamente no ar, não batendo, portanto, em outros drones ou prédios.
De acordo com a Reuters, a ideia da cidade de Dubai é ter um serviço de táxi aéreo completamente automático nos próximos cinco anos. A frota seria constituída por veículos autônomos, e os passageiros poderiam chamar um drone através de um app, bem ao estilo Uber.