(Foto: Jornal Folha da Cidade)
O chocolate amargo é um dos alimentos que aumenta a quantidade de zinco no organismo
Você sabia que o zinco é um dos minerais indispensáveis para manter a saúde em dia? Para começar, uma de suas principais funções é proteger o nosso sistema imunológico, mas não para por aí: ele também tem ação cicatrizante, pode ajudar a regular o ciclo menstrual e ainda atua na divisão e crescimento celular. Com tantos benefícios, já dá para entender a importância de investir em um cardápio com bastante zinco, não é? Por isso, separamos 10 alimentos ricos nesse nutriente para você incrementar já a sua dieta. Dá uma olhada:
1. Chocolate amargo
Para os apaixonados por doce, uma boa notícia: também dá para investir em uma guloseima para adquirir mais zinco. O chocolate amargo, amado por uns e odiado por outros, também é uma das fontes do mineral: em 100 gramas, ele apresenta 9,6 mg do nutriente.
2. Sementes de linhaça
Disponível nas versões marrom e dourada, a semente de linhaça conta com 6% de zinco em sua composição - além de também ser rica em ômega 3. Na hora do consumo, para aproveitar melhor os seus nutrientes e não dificultar o processo digestivo, a dica é moer a semente em vez de comê-la com casca.
3. Ostras
Com 91 mg de zinco em uma porção de 100 gramas, as ostras aparecem como uma das principais fontes do mineral. Mas, para que não haja superdosagem desse nutriente no organismo - o que pode resultar na deficiência de cobre -, vale lembrar a importância de comer esse fruto do mar com moderação.
4. Camarão
Outro fruto do mar que também conta com zinco é o camarão - mas, nele, o nutriente aparece em uma quantidade bem menor que nas ostras (1,34 mg em 100 gramas). Na hora do consumo, experimente trocar a versão frita pela preparado no vapor, que é mais saudável.
5. Gema de ovo
Muita gente ignora a gema do ovo e fica só com a clara pelo fato dela ser rica em colesterol. Mas, na verdade, seu consumo moderado também pode trazer benefícios para a saúde - como contribuir para o aumento da quantidade de zinco no organismo. A quantidade é de 5 mg para cada 100 gramas.
6. Leite integral
Além de ser rico em cálcio e vitaminas e dar mais energia para o organismo, o leite também conta com os benefícios do zinco: cada 240 gramas tem 1 mg do nutriente. Então, tente investir em pelo menos um copo do laticínio no café da manhã e lanche da tarde para ajudar na reposição da substância.
7. Amendoim
Um dos aperitivos mais queridos entre os brasileiros, o amendoim também ajuda a aumentar a quantidade de zinco no organismo: a cada 100 gramas, você consegue 1,06 mg do nutriente. Além disso, vale lembrar que ele ainda ajuda a proteger o sistema nervoso por ter vitamina B3 - também conhecida como niacina - em sua composição.
8. Castanha de caju
A castanha de caju já é conhecida por ser uma das oleaginosas que mais oferece benefícios à saúde - como o controle da pressão arterial, combate às células cancerígenas e fortalecimento dos ossos, por exemplo. Mas você sabia que ela também deixa sistema imunológico mais resistente por ser uma ótima fonte de zinco? 100 gramas contam com 5,75 mg do nutriente.
9. Sementes de melancia
Outro meio de obter mais zinco é através das sementes de melancia, já que elas apresentam 10 mg de zinco para cada 100 gramas do alimento. O consumo pode ser in natura desde que elas sejam bem trituradas, mas você também pode aproveitá-las para fazer um chá ou até farinha.
10. Feijão
Não é à toa que o feijão é recomendado como um dos alimentos indispensáveis para melhorar o sistema imunológico. É que além de ser fonte de ferro, potássio e rico em proteínas, ele também aumenta a quantidade de zinco no organismo. A cada 100 gramas, você adquire 2,30 mg do nutriente!