(Foto: Jornal Folha da Cidade)
Dr. Torao Takada esclarece sobre uso de Ivermectina na prevenção a Covid-19
O assunto desta segunda-feira (22) nos grupos de whatsapp de Toledo envolveu o nome do médico Torao Takada. A mensagem repassada por vários grupos dizia o seguinte: “Medicação preventiva para Coronavirus (informação repassada hoje na reunião do Rotary pelo Dr. Tora Takada). Recomendou que sejam tomados 1 comprimido de Ivermectina para cada 30 Kg de peso a cada 15 dias. exemplo: 60 Kg = 2 comprimidos a cada 15 dias. Disse que foi feito teste com 600 profissionais da saúde com excelente resultado”.
O médico concedeu uma entrevista ao radialista Paulo Weber Júnior, da rádio Integração e esclareceu o assunto. Segundo ele, o medicamento está em estudo e não há experiência científica que comprove sua eficácia. “Ninguém tem experiência com esse vírus. É tudo muito novo e não existe evidência científica de que a Ivermectina funcione. O que temos são experiências e estudos. E a experiência que se tem é que este medicamento, tomado na dose de um comprimido a cada 30kg de peso a cada 15 dias, tem se mostrado eficiente para as pessoas que tem trabalhado na linha de frente, os profissionais da saúde, como profilaxia, ou seja, prevenção. Outro importante dado é que na África, aonde a OMS acreditou que a pandemia seria pior pelo número de habitantes – 1bilhão e 200 mil – e pelas condições precárias de saúde, o número de infectados e mortos é menor que na Inglaterra, por exemplo. E isso porque o governo africano distribui esse medicamento à toda população duas vezes por ano. Isso nos mostra que ele tem algum potencial”, disse Torao.
O médico também falou que o medicamento é de baixo custo e não tem contra indicação se tomado corretamente, podendo ser utilizado inclusive por crianças, desde que a dose seja recomenda por pediatra. “Essa dosagem de um comprimido a cada 30kg é para adultos. Recomendo que as crianças sejam consultadas pelos seus pediatras para dosagem correta”.
Segundo o médico, no Hospital Bom Jesus, os mais de 500 colaboradores têm feito uso do medicamento: “recomentei para os companheiros da área de saúde utilizar o Ivermectina até o fim da pandemia, assim como a Vitamina D, que ajuda a aumentar a imunidade. Ressalto que não há evidência científica sobre o assunto e não se dispensa os cuidados de distanciamento social, uso de máscara, álcool gel, lavagem das mãos, boa alimentação, noites bem dormidas. Tomar 10 a 15 minutos de sol todos os dias também ajuda na absorção de vitamina D”, finalizou Torao Takada.
Fonte:Viver Toledo