(Foto: Jornal Folha da Cidade)
Estudos comprovam que as cores influenciam no comportamento humano, sobretudo no que diz respeito ao bem estar. Ver um ambiente limpo e renovado causa uma boa sensação e isso transforma não só a paisagem, mas também a vidas pessoas. É nesse contexto que o Projeto Cores do Atuba atua, revitalizando os muros das residências que ficam em frente ao Parque Linear Atuba em Pinhais.
Ao todo, são contempladas 12 quadras divididas em 22 trechos, o que representa aproximadamente 1 km. O local recebe várias benfeitorias. “Fizemos a revitalização dos muros com chapisco e emboço, depois a pintura. Estamos na fase final e já podemos ver a diferença”, comemora a arquiteta responsável pelo projeto, Ana Paula Baptistello.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, e as empresas Tintasul, Tintas Suvinil e lojas Impermix. A inspiração desta iniciativa veio de uma vila na Indonésia que viu as vidas dos moradores se renovarem por meio da transformação do local. “A Vila Arco-Íris, Kampung Pelangi, recebeu investimentos em pintura e o resultado por lá foi surpreendente. Os moradores se envolveram e o local atrai turistas de vários locais do mundo. Uma mudança extrema que começou pelas cores”, comenta.
A participação voluntária dos moradores é fundamental para que se sintam pertencentes a esta iniciativa. “Além da pintura dos muros nós temos o projeto do próprio parque que está em andamento. Muita coisa foi e está sendo feita além da recomposição da mata ciliar, a construção de ciclovia, de cancha de areia, área de lazer, quadra poliesportiva, pista de skate e playground. Todas estas opções e definição de posicionamentos foram decididas em conjunto com a comunidade”, explica a arquiteta.
O Parque Linear do Atuba é uma área que inicia na Avenida Ayrton Senna, no bairro Estância Pinhais, e vai até a Rua Apucarana, no bairro Emiliano Perneta. O projeto contribuiu para a preservação ambiental com a recuperação da vegetação, cria espaço para a prática esportiva, de lazer e de recreação e está sendo executado em duas etapas. A primeira, no bairro Estância Pinhais, já foi concluída no ano passado. A segunda etapa compreende o trecho entre a Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel até a Rua Apucarana e tem uma extensão de aproximadamente 2 km.