(Foto: Jornal Folha da Cidade)
O Centro de Controle de Zoonoses encontrou um morcego ferido por gatos em uma residência, no dia 10 de Setembro, nas proximidades da BR 376 no bairro Contenda em São José dos Pinhais.
O morcego foi encaminhado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses ao Laboratório Central do Estado – LACEN, para conferir se o animal possuía a doença da raiva e após análise o resultado foi positivo.
A raiva se trata de uma doença viral aguda, com taxa de mortalidade próxima a 100%, transmitida através da saliva de animais contaminados, podendo acometer animais domésticos, silvestres e humanos (zoonose).
Por esta razão, alertamos aos moradores que caso encontrem morcegos nas imediações ou em sua residência, vivo ou morto, que entre em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses via telefone 041-3384-1228 ou Whatsapp 41-98508-0800/41-98802-2020, para que a situação seja avaliada por técnicos capacitados e caso necessário, sejam tomadas as medidas cabíveis.
Alertamos ainda que em nenhuma hipótese deve-se tentar capturar ou manipular morcegos e demais animais silvestres, devido ao risco de transmissão da raiva e outras zoonoses.
A Unidade de Vigilância de Zoonoses informa que caso os animais estejam caídos no piso, o isolamento do animal pode ser feito com um balde com a boca virada para baixo para cobrir, até que uma equipe seja deslocada ao local para recolhimento utilizando equipamentos de proteção individual adequados.
Reiteramos que a grande maioria dos morcegos encontra-se saudável e possui papel biológico importante no controle de insetos e na disseminação de sementes. Lembrando que os morcegos são animais protegidos pela Lei Federal de Crimes Ambientais.
A forma mais eficiente e segura de prevenção da raiva é a vacinação antirrábica anual dos cães e gatos. A vacina antirrábica é oferecida o ano todo de forma gratuita na Unidade de Vigilância de Zoonoses, localizada na Rua José Nogueira, nº 406, bairro São Francisco, próxima ao Caminho do Vinho.
Para maiores informações entre em contato pelo número 3384-1228 via ou fale conosco no pelo site http://www.sjp.pr.gov.br/.